sábado, 18 de junho de 2011

A verdadeira poesia ;D


Espero que vocês vejam a poesia de outra forma, a partir do texto escrito.
Nada mais justo falar de Mario Quintana, um poeta que marcou presença na minha infância ,em seus poemas que me empolgavam.
A poesia não é algo chato e monótono, porque a maioria dos jovens são obrigados a ler  poemas que não se identificam com eles, sou totalmente contra essa situação.
Muitas vezes somos pressionados a entender algo que não transferiu nenhuma emoção e não  florou  nenhum sentimento.
Nós adolescentes somos verdadeiros poetas, pois somos carregados de sentimentos e opiniões, isso já é poesia.
Escrever não é difícil , todos podemos pegar um pedaço de papel e escrever tudo que nos  vem a cabeça, seja ela de forma doce ou realista.
Estou farta de ter que traduzir poemas escritos por poetas que não me identifico, claro que há ótimos clássicos, mas se continuarmos a ler o antigo, como ficará o novo? As pessoas estão acostumadas a achar que os textos de velhos escritores devem ser perpetuados, mas como fica a inovação e a poesia de hoje?
As vezes um estudante ou uma simples dona de casa escreve os “melhores poemas”.
Já pensou que maravilhoso se ao  abrirmos o livro didático  não nos depararmos com poemas indecifráveis possuidor de uma linguagem antiga , muito pelo contrário , ao invés disso vermos poemas escritos por adolescentes estudantes ou que moram em uma favela ou até mesmo  no melhor bairro da cidade.
Os adolescentes iriam conhecer o novo e no que está mais perto da sua realidade... Não irão fazer perguntas como ... Esse cara já morreu? Claro que os clássicos são importantes mas estão dando mais valor para algo que já passou do que para uma realidade estabelecida.
Os jovens tem que entender o que é realmente poesia e como ela está presente em todos os lugares, até mesmo em uma situação mais cruel.
Geralmente tentamos entender o que autor quer nos passar, mas acredito que uma verdadeira poesia é aquela escrita com sentimentos, não algo confuso e criado pela primeira coisa que veio na mente do escritor.
Quando os poetas escreviam textos sem nexo e sendo diferente em seu contexto, as pessoas definiam como algo diferente e novo.
A poesia de Mário Quintana é escrita pelo impulso do escritor, mas se formos analisarmos, todas elas nos passa sentimentos.
Poesia não é só para intelectuais, a menina que sofre e que mora em um bairro perigoso da periferia , também conhece o  que seja essa forma tão bela de se expressar.
As pessoas possuem medo de mudanças, preferem continuar fechados para o  que elas acreditam porque de alguma forma alguém impôs aquilo e foi passado por gerações. Preferem ficar dentro da caverna e do poço, pois temem conhecer o mundo lá fora, o mundo real , das drogas, da prostituição infantil, da fome, da cobiça , acham conveniente permanecerem estático diante do que é cômodo para eles.


Carol Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário