quarta-feira, 8 de junho de 2011

I JOIC



Em um evento na cidade de Jacarézinho - Paraná, foi realizado o primeiro JOIC- Jornada de Iniciação Cientifica da UENP, onde foram apresentados inúmeros trabalhos dos bolsistas envolvidos, PIBIC's.
O evento foi interessante em todos os aspectos, pois nós alunos do Ensino Médio temos a oportunidade de entrar em contato com o universo acadêmico.
Um dos principais trabalhos, apreciados pela maioria da minha turma , e sem dúvidas o melhor reconhecido por mim, é de um estudante do 4 º ano de  Filosofia na UENP.
Ele é excelente , explica seu projeto com irreverência, deixando os expectadores vidrados nas informações passadas por ele, um verdadeiro "discípulo" de Sócrates.
Se o objetivo dele era impressionar ele alcançou suas metas em todos os aspectos, sua linguagem é flexível como um todo, abordando assuntos polêmicos com naturalidade, comunicando na gíria dos adolescentes.
Um dos assuntos que ele ressalta é a maneira como a televisão nos manipula e nos torna alienados para o que eles querem que nós acreditamos. Mostra as repetitivas notícias diárias no jornal, da manhã, tarde e noite.
Acrescenta  como músicas vagas e sem conteúdo pode fazer tanto sucesso, será que o ser humano é um ser tão alienado a ponto de achar qualquer lixo uma forma de cultura?
Enfim ... Esse estudante me motivou ao olhar com outros olhos a realidade de nossas vidas.
O que me impressionou é que ele vive com o dinheiro da sua bolsa do PIBIC e fez um cartaz reciclável, ou seja, ele utilizou um banner simples confeccionado por ele mesmo , mas é assim que podemos perceber que imagem não é tudo , mas sim o conteúdo que levamos consigo.
Ressalta ainda  sobre o teatro do oprimido de Augusto Boal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário