sábado, 2 de abril de 2011

Crítica construtiva ao desenho americano : Os Simpsons.










The Simpsons é uma famosa sitcom animada norte-americana criada por Matt Groening para a FOX. A série é uma paródia satírica do estilo de vida da classe média dos Estados Unidos, simbolizada pela família de mesmo nome, que consiste de Homer Jay Simpson, Marjorie "Marge" (Bouvier) Simpson, Bartholomew "Bart" Simpson, Elisabeth "Lisa" Marie Simpson e Margareth "Maggie" Simpson. A série se passa na cidade de Springfield e satiriza a cultura e a sociedade norte-americana, a televisão e vários aspectos da condição humana.
Desde sua estreia, em 17 de dezembro de 1989, o programa já exibiu 479 episódios, e já tem mais uma temporada à ser exibida..O filme do seriado foi lançado em 26 e 27 de julho de 2007 e arrecadou mais de meio bilhão de dólares em todo o mundo.
Em 2010, o artista conteporâneo Banksy, conhecido por suas obras de grafite críticas, fez a bertura de um episódeo da 22ª temporada da serie a pedido da Fox. A abertura gerou muita polêmica e foi uma das mais comentadas, tanto para os espectadores quanto para quem não assiste a serie, pois mostrava trabalhadores coreanos explorados fabricando produto de marketing dos "Simpsons". A crítica apresenta extrapoladamente todas as condições precárias da exploração da mão-de-obra barata, devido boatos de que Produtoras de Animação explorem mão-de-obra barata. A abertura gerou discussões que repercutiram todo o mundo logo de imediato.


Como crítica à sociedade americana, a série ”Os Simpsons” é o que há de melhor. Ridiculariza o que é ridículo e satiriza o que é satírico. O filme segue a exata mesma linha: é igualzinho à TV. Com três diferenças: Bart aparece em nu frontal, Bart fica bêbado e Marge solta um palavrão ofensivo a Deus.




Conclusão pessoal:

Quando falamos de desenho animado logo vem a imagem, de crianças e mais crianças assistindo e recontando as histórias vistas na TV.
O desenho Simpsons é uma crítica a sociedade americana, onde são abordados
assuntos não pertinentes a serem assistidos por crianças .
O desenho mostra a figura do pai bebâdo, irresponsável , que se esquecem dos filhos.
Mostra a superioridade da irmã como a mais inteligente e  a sexualidade das personagens.
Como assuntos tão intensos como esses podem ser passados para crianças?
Concerteza isso influenciará um pequenino para a vida toda, pois tudo que elas assistem são armazenados no subconsciente e efetuados mais tarde sem ela ao menos perceber.
O desenho é importante ao ser um instrumento de análise para os adultos em relação a realidade que muitas famílias vivem. É engraçado sim, mas não é um conteúdo recomendado para crianças.
Principalmente na fase em que ela imita tudo oque observa e vê.

(Carol Castro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário