segunda-feira, 18 de abril de 2011

18 de abril : Dia Nacional do Livro Infantil



Esse tema tem como objetivo ressaltar pesquisas , sobre Literatura Infantil e o "grande" mestre Monteiro Lobato.

Quem não conhece a imagem da boneca Emília, retalhos de tecido a constituir o corpo, cabelos vermelhos e boca desenhada? O criador da personagem mais célebre da literatura infantojuvenil, Monteiro Lobato (1882-1948), empresta à data de seu aniversário, 18 de abril, para a comemoração do Dia Nacional do Livro Infantil.
O dia foi escolhido pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2002, e instituído pela Unesco (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) do Brasil.
Os personagens de Monteiro Lobato, sobretudo os do "Sítio do Picapau Amarelo", povoam o imaginário de crianças de diversas gerações brasileiras. "A Menina do Narizinho Arrebitado", lançado originalmente em 1920, foi o primeiro livro desta que é a mais conhecida criação do escritor.


A leitura enriquece profundamente a alma de uma criança. Um bom livro não só faz crescer o seu filho, como também ajuda no seu desenvolvimento. Dessa forma, como incentivar uma criança a ler? Quais são os livros mais apropriados?
As crianças de agora lêem pouco?
Vários estudos realizados recentemente revelam que as crianças que mais lêem são aquelas que têm idades compreendidas entre os 10 e os 13 anos. Os pais e os professores são determinantes para fomentar o hábito da leitura entre os mais pequenos.
A maior parte das crianças afirma ler semanalmente e até diariamente. Uma pequena percentagem corresponde àquelas crianças que dizem ter de ler por obrigação, por exemplo, na escola.
Os livros mais lidos pelas crianças são os que contam aventuras, histórias de ficção, bandas desenhadas, etc.
Um tipo de livro para cada idade
A infância é o ponto de partida para essa carreira sem fim que é a leitura: o gosto pela leitura nasce entre os 8 e os 11 anos. A família cumpre um papel necessário nesse novo interesse.
Para conseguir que as crianças leiam e compreendam aquilo que lêem é necessário fomentar a leitura desde que estas são pequenas. Todas as crianças têm dotes para a leitura, se bem que esta capacidade natural vem determinada pelo gosto e pelo potencial biológico do seu filho. Existem técnicas psicológicas que os pais podem utilizar em casa para ajudarem os seus filhos a lerem mais, a desfrutarem e a ser proactivos na leitura.
O gosto pela leitura pode e deve ser incutido desde que as crianças são pequenas. No mercado, existe uma grande variedade de livros para cada idade e para todos os gostos: terror, ciência, ficção, amor, aventura, piratas, etc. É importante que os livros estejam ao alcance do seu filho tanto no seu quarto, como na casa de banho, na sala, etc.
Quando vai comprar um livro, o mais importante é adequar o conteúdo à idade da criança. Um livro demasiado complicado fará com que a criança se desinteresse rapidamente. Já um livro demasiado simples vai fazer com que a criança se aborreça.



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